sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

[OPINIÃO] O Vestido Cor de Pêssego - R. A. Stival

Opinião:

Com a acção centrada nas Guerras da Revolução Francesa, O Vestido Cor de Pêssego apresenta-nos a história de amor entre uma criada e o seu patrão. Adeline, uma jovem que abandonou o campo, onde tinha vivido toda a vida, e que segue para Paris atrás daquele que acredita ser o seu futuro marido, acaba com as suas esperanças mortas e a viver na pobreza. Quando então surge a oportunidade de trabalhar como criada esta aceita e aí conhece o General Amadeus Barnard, o seu patrão.

A protagonista do romance de estreia de R. A. Stival, Adeline, é bastante confiante e inteligente, e em algumas passagens esta surge com alguns comportamentos que não seriam típicos daquele tempo, tal como responder ao patrão e desafia-lo. Mas, é tudo isto que torna tão fácil para o leitor simpatizar com a mesma.

Já Amadeus Barnard, para além das inúmeras qualidades que seriam valorizadas na época, corajoso, inteligente, ser um herói de guerra, rico, tem também um lado mais sensível e doce que o tornam o partido perfeito.

O romance entre Adeline e Amadeus é bastante intenso e a escritora consegue passar na sua escrita realmente a química entre os dois. Ainda, existem algumas cenas mais sensuais entre os dois protagonistas que denotam bastante erotismo.

Para além disso, a história entre os dois é completamente desafiante à sociedade da época. Os dois são de mundos completamente diferentes e ainda assim acabam por se encontrar várias vezes ao longo das suas vidas e de se apaixonarem. Superando o que seria de esperar, não é apenas Amadeus quem vem ajudar Adeline na sua situação de pobreza mas sim, é Adeline quem muitas vezes vem ao socorro de seu patrão, salvando-lhe mesmo a vida.

Em especial na primeira metade do livro as analepses e prolepses são bastante frequentes, a história está constantemente a alternar no tempo o que por vezes é um pouco confuso quando já se fez uma pausa na leitura há algum tempo. Por outro lado, é uma óptima forma de suscitar a curiosidade do leitor e de estimular a leitura.

Com uma escrita rica em detalhes, a escritora apresenta-nos uma leitura bem interessante com uma constante ligação entre a ficção e a guerra e política da França do século XIX.

Baseado num conto escrito pela mesma em 1997, O Vestido Cor de Pêssego é o primeiro volume da série Hussardos e Dragões que desde já promete cativar imensos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário