sábado, 31 de janeiro de 2015

[OPINIÃO] Soberba Escuridão - Andreia Ferreira

Opinião:

Soberba Escuridão, o primeiro volume da série Soberba e igualmente o primeiro livro publicado da autora Andreia Ferreira, apresenta aos leitores uma escrita muito coerente num género sobrenatural com forte componente misterioso.

A história gira em torno de Carla, uma adolescente que de um dia para o outro é confrontada com um mundo que acreditava apenas existir nos seus livros favoritos. O que começa por ser apenas a visita de uma criatura no sabor da noite, depressa passa a ser a sua realidade. A jovem acaba por se encontrar no meio de acontecimentos que não têm explicação racional e com um namorado que pode não ser tão normal como ela pensava.

Carla é uma personagem bastante intrigante e corajosa para além de bastante humana, o que choca com as outras personagens que vão aparecendo. O romance dela com Caael acaba por ser o grande foco do livro e o que lhe dá maior valor. É o típico primeiro amor, forte e intenso, em que os dois só desejam estar juntos. Mas, todo ele vem a ser posto em causa e isto sim faz com que queiramos saber mais e mais do que irá acontecer.

Para além disso, muitas outras personagens bem contruídas se juntam a estas e que são igualmente surpreendentes. As duas amigas de Carla que para além de participarem da história principal, também elas têm histórias paralelas que nos fazem percebê-las melhor e ainda ansiar pelo desfecho dessas de acordo com as nossas expectativas. E, por outro lado, o amigo do Caael que para além de bastante apelativo fisicamente, revela o tipo de personalidade bad boy que tão apreciada é pelo público feminino.

Um ponto bastante forte neste livro é a descrição da vida de estudante secundário e dos típicos comportamentos e atitudes desses. As amizades, a escola, os desafios, os medos e os tão comuns impulsos destas idades. A autora descreve sem esforço o que poderia ser a vida de muitos jovens.

Com a acção situada em Portugal, a escritora inova ao misturar este componente com o género fantástico ao mesmo tempo que nos dá a conhecer a sua cidade Natal, Braga. Para além disso, ela consegue na perfeição criar essa ligação, não é algo forçado, em que alguém aceita do dia para a noite a existência de criatura míticas mas sim, ao mesmo tempo em que o livro vai evoluindo, também esta crença cresce em Carla. A realidade e a ficção juntas numa simbiose maravilhosa.

Mais direcionado para o leitor jovem e adolescente este livro é com certeza uma leitura interessante e cativante que leva o leitor a viajar para um novo universo e a desejar saber o que irá acontecer nos próximos volumes.

1 comentário:

  1. Ola andava a procura de um livro para ler, esse parece ser bem interessante. Obrigada pela dica. Encontrei o teu blog numa tag em que fui nomeada. http://diariodeumaafrohair.blogspot.pt/

    ResponderEliminar