quinta-feira, 6 de março de 2014

[ESPAÇO CINEMA] Top 10 filmes exibidos em Portugal no ano 2013

É sempre difícil escolher apenas 10 filmes e ordená-los sem que pareça um pouco injusto, especialmente para os que são excluídos. Mas, enfim, esses são os meus 10 de 2013.

Número 1. Os Miseráveis

Poster do filme Os Miseráveis (II)
Sinopse: Com a França do século XIX como pano de fundo, Os Miseráveis conta uma apaixonante história de sonhos desfeitos, de um amor não correspondido, paixão, sacrifício e redenção, num testemunho intemporal da sobrevivência do espírito humano. Jackman interpreta um ex-prisioneiro, Jean Valjean, perseguido durante décadas pelo cruel polícia Javert, depois de ter quebrado a sua liberdade condicional. Quando Valjean aceita cuidar de Cosette, a filha da operária Fantine, as suas vidas mudam para sempre










Número 2. The Hunger Games: Em Chamas

Poster do filme The Hunger Games: Em Chamas
Sinopse: A continuação das Aventuras de Katniss Everdeen, num futuro não muito distante, onde os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 Distritos.















Número 3. Talvez um dia...

Poster do filme Talvez um dia
Sinopse: Quando um adolescente com Síndrome de Down é abandonado pela sua mãe, um casal gay acolhe-o e torna-se a família dedicada e afectuosa que ele nunca teve. Mas quando confrontado pelas autoridades, este casal é forçado a lutar contra um sistema legal que não permite a adopção por casais homossexuais, a fim de manter a criança que consideram como sua. Inspirado numa história verídica do final de 1970, o filme aborda questões jurídicas e sociais relacionadas com a homossexualidade e a família ainda hoje na agenda do dia.










Número 4. Caso Real

Cartaz do FilmeSinopse: Dinamarca 1770. A jovem Caroline Mathilde (Alicia Vikander), de 19 anos, é casada há quatro com Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard), um rei louco e incapaz, influenciado por uma corte de homens rígidos e pouco dados à mudança. Quando o monarca regressa de uma viagem acompanhado de Johann Friedrich Struensee (Mads Mikkelsen), o seu novo médico e confidente, a rainha Caroline descobre no clínico um inesperado amigo e aliado. Mas o amor físico e intelectual que acaba por nascer entre ambos, fortemente influenciado pelos filósofos iluministas, de Rousseau a Voltaire, vai levar à queda da ordem social estabelecida e anunciará as revoluções que a Europa conhecerá 20 anos mais tarde.
Um drama de época realizado por Nikolaj Arcel ("Kings Game"), que relata um dos momentos capitais da História europeia. O filme foi nomeado ao Óscar de melhor filme estrangeiro.




Número 5. Agora fico bem

Poster do filme Agora fico Bem
Sinopse: Tessa tem 17 anos e uma paixão pela vida. Quando lhe é diagnosticada uma doença terminal, Tessa decide utilizar cada momento da sua vida. Com a ajuda da sua amiga Zoey, cria uma lista daquilo que uma adolescente normal devia experimentar, incluindo perder a virgindade e tomar drogas, e começa a pô-la em prática. Enquanto a sua família lida com o medo e a tristeza, cada um à sua maneira, Tessa explora um mundo totalmente novo, acabando por se apaixona-se por Adam, o seu novo vizinho, uma experiência que não estava na lista mas que acaba por ser a mais emocionante de todas.








Número 6. A Datilógrafa

Poster do filme A Datilógrafa
Sinopse: Primavera de 1958. Rose Pamphyle tem 21 anos e vive com o pai viúvo e rabugento, dono da mercearia da aldeia. Rose está noiva do filho do mecânico e parece destinada a uma sossegada e pacata vida de dona de casa. Mas essa não é a vida que ela ambiciona para si. Rose viaja para Lisieux, na Normandia, para responder ao anúncio de emprego do carismático Louis Echard que procura uma secretária, mas o resultado da entrevista é um autêntico desastre. No entanto, Rose revela uma competência especial - ela consegue datilografar a uma velocidade extraordinária. Involuntariamente, a jovem desperta o lado competitivo de Louis, que lhe propõe o lugar de secretária se ela participar num campeonato de velocidade de datilografia. Sejam quais forem os sacrifícios que Rose terá de fazer para ganhar, Louis nomeia-se ele próprio o seu treinador.





Número 7. Romeu & Julieta

Poster do filme Romeu e Julieta (II)
Sinopse: Baseado no famoso clássico de William Shakespeare, conta a história apaixonante de duas famílias inimigas e de um amor proibido que acabará em tragédia.
















Número 8. O Passado

Poster do filme O Passado

Sinopse: Após quatro anos de separação, Ahmad regressa a Paris vindo de Teerão, a pedido da sua mulher francesa, Marie, de maneira a pôr um ponto final no processo de divórcio. Durante a sua breve estadia, Ahmad apercebe-se da natureza conflituosa da relação entre Marie e a filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar esta relação acabarão por revelar um segredo do passado.











Número 9. Não


Sinopse: Em 1988, devido à pressão internacional, o ditador militar chileno Augusto Pinochet foi forçado a convocar um referendo sobre a sua presidência. O país votaria “sim” ou “não” sobre se Pinochet deveria ou não governar por mais oito anos. Os líderes da oposição, juntos pelo não, persuadiram um jovem e impertinente publicitário, René Saavedra, a liderar a sua campanha. Contra todas as expectativas, com escassos recursos e sob o escrutínio dos esbirros do déspota, Saavedra e a sua equipa criaram um plano audacioso para ganhar a eleição e libertar o Chile.









Número 10. Professor Lazhar


Sinopse: Numa escola primária de Montreal, Bachir Lazhar, um imigrante argelino é contratado para substituir uma professora que se suicidou na sala de aula. Ao mesmo tempo que ajuda os alunos a lidar com a dor, a sua recente perda é também revelada.
Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, PROFESSOR LAZHAR é um conto mordaz e poderoso sobre um professor substituto que traz aos seus alunos humanidade, excelência e encanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário