quarta-feira, 30 de abril de 2014

Wook oferece vales de desconto de 5€


Saiba mais aqui.


[OPINIÃO] Na Noite em que Morri - Tiago Gonçalves

Opinão:
Com este conto, Tiago Gonçalves revela uma escrita elaborada e inteligente. Num texto que vai alternando ao longo do tempo e que resume uma estória que podia ser muito maior e prolongar-se longas páginas.
O tema é pesado, fala de morte, assassinato, vingança e sentimentos muito negativos. Apelando constantemente à compulsão do personagem principal de fazer justiça pelas próprias mãos, após um terrível homicídio.
Esta personagem, que nunca é nomeada ao longo da narrativa, acaba por ficar um pouco simplificada. Pouco fica a ser conhecido sobre o mesmo para além das suas motivações em vingar o amigo assassinado.  
Narrado na primeira pessoa, esta é uma alegoria sobre o bem o e o mal, como é fácil justificarmos as nossas acções tendo em conta as de outros e por ter uma finalidade maior – vitória do bem sobre o mal, mesmo que para tal o que façamos seja incorrecto. E, também, sobre justiça, a necessidade de equilíbrio e igualdade de que o ser humano carece.
Sendo um conto tão curto não existe muito mais que possa escrever sobre este, realço apenas que esta deve ser uma leitura que leve o leitor a reflectir posteriormente.

terça-feira, 29 de abril de 2014

[AQUISIÇÕES] Rothwell Brothers #3 Jogos de Sedução - Madeline Hunter


O novo livro adicionado à colecção. Um livro que realmente me está a seduzir!
 
Título: Jogos de Sedução
Autor: Madeline Hunter
Série: Os Rothwell
Páginas: 304
Editor: Edições Asa
Colecção: Romance
 
Sinopse
Numa sala repleta de convivas, os seus olhares cruzam-se com uma intensidade invulgar… mas os seus mundos vão colidir violentamente. Ela é Roselyn Longworth e, antes de a noite terminar, vai ser leiloada. Ele é Kyle Bradwell, o homem que lhe dará a conhecer o Inferno.
Todavia, quando vence o leilão, Kyle trata Roselyn com uma delicadeza a que ela não está habituada desde que um escândalo familiar arruinou a sua reputação. E quando finalmente descobre o que o motivou a salvá-la do seu terrível passado, é já demasiado tarde: Roselyn está perdidamente apaixonada pelo homem que sabe os seus mais íntimos segredos. Agora, ele surpreende-a com um pedido de casamento - o primeiro passo num jogo de sedução que exigirá nada menos que a sua completa rendição…


Wook oferece 40% de desconto em Bestseller

 
Saiba mais aqui!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

[LIDO] Na Noite em que Morri - Tiago Gonçalves


Título: Na Noite em que Morri
Autor: Tiago Gonçalves
Editor: Escrytos - Ed. Autor
Páginas: 19


Sinopse:
Uma turbulenta noite bafejada pela morte de um amigo torna-se na sucessiva e crescente mudança interna latente para quem se vê só.

[ESPAÇO CINEMA] Marretas Procuram-se



Sinopse:
A confusão segue os Marretas para o outro lado do oceano, numa tournée pela Europa, ao envolverem-se involuntariamente num crime internacional encabeçado por Constantine - o Criminoso Número Um do Mundo e sósia de Cocas - e o seu vil sócio Dominic, também conhecido como Número Dois. Há ainda Nadya, uma guarda prisional espirituosa, e o agente da Interpol Jean Pierre Napoleon...


A minha crítica ao novo filme dos Marretas, publicada no site Mundo do cinema: http://www.mundodocinema.pt/movie-review/marretas-procuram-se-muppets-most-wanted/

domingo, 27 de abril de 2014

[ESCRITORES] Tiago Gonçalves

Nascido a 3 de Junho de 1986, na cidade do Porto, Tiago licenciou-se em Sociologia em 2008. Publicou até à data os seguintes livros:: “De Uma Só Sorte”, Edita-me editora, em 2010; “Não Fomos Nós Dois”, Edium editores em 2011; “Apenas uma voz: Diário de um call-center”, Edium editores em 2012 e “Na Noite em que Morri”, Escrytos em 2013.









Obras publicadas em Portugal:
 
 
 
 
 
22475947

sábado, 26 de abril de 2014

[OPINIÃO] Matched #1 União - Ally Condie

Opinião:
Ally Condie leva-nos, em União, numa viagem para uma sociedade regida por probabilidades, ou assim é dito à população. Tudo o que fazes, pensas ou sonhas é previsto e analisado pelos Funcionários. Mesmo o amor e casamento são determinados por eles.
Nesta distopia, Cassia irá conhecer o seu par, aquele que de acordo com a Sociedade deverá ser o seu companheiro ideal. O conflito surge quando, em vez de lhe ser atribuído um futuro marido, dois dos seus amigos aparecem no ecrã. Habituada e confortável com as escolhas que a Sociedade fazia por ela, neste momento e pela primeira vez na sua vida, Cassia tem de fazer escolhas, escolhas que terão um enorme impacto na sua vida, na de todos os que conhecem e quem sabe na Sociedade em que vive.
Esta obra – a primeira de uma série de três livros – leva-nos a pensar que sim, esta história poderia passar-se num futuro próximo. O ser humano seria capaz de abdicar do livre-arbítrio de forma a prevenir guerras, destruição, erradicar doenças e violência, promover o bem-estar e qualidade de vida. A pergunta é: valerá isso a pena? É isso que a personagem principal vem trazer, uma visão da liberdade de escolha que aparentemente deixou de existir na sociedade apresentada.
É verdadeiramente interessante abrir e embarcar numa jornada com este livro, tanto pelos sentimentos que desencadeia no leitor como pela narrativa e inventividade da escritora. Para além disso, leva-nos a pensar, a questionar e isso sim é extraordinário.
Um facto curioso é o corte com o passado a que os cidadãos são obrigados. Muitos objectos históricos foram destruídos e só foram preservados 100 de cada tipo, por exemplo 100 poemas, 100 músicas, 100 histórias. Tudo o resto foi destruído ou é considerado ilegal. O que me levou a pensar na possibilidade deste 100 de cada terem sido seleccionados pelas suas características, por não apresentarem ideias que poderiam levar à revolta e ao pensamento individual.
Outra vertente presente caracteriza-se pelo triângulo amoroso entre Cassia, Xander – o seu melhor amigo e, de acordo com a Sociedade, o seu companheiro ideal – e Ky – o “intruso” e erro da Sociedade. Não é fácil torcer por apenas um destes personagens masculinos pois, nenhum é o típico vilão e ambos apresentam qualidades humanas exemplares.
É no meio de grandes conflitos que a autora nos coloca, em que segredos e mentiras podem ser mortais e colocar toda uma cultura em causa e todas as crenças, tão certas até então, completamente destruídas.
Fiquei ansiosa por ler o próximo volume, que infelizmente ainda não foi publicado em Portugal e as perspectivas de tal acontecer não são muito boas (Gailivro, PORQUÊ?). Por fim, realço a capa deste volume tanto como as originais dos próximos que, apesar de serem muito bonitas, são realmente ilustrativas e adequadas às obras em questão.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Os 900 livros que a Censura proibiu

O investigador José Brandão procedeu a um levantamento de 900 livros que tiveram problemas de vária ordem com a censura e a polícia política durante o Estado Novo. Desde 2003 que se dedica a esta investigação. Uma primeira listagem, com 750, foi incluída no seu próprio sítio . Entretanto, a lista já atingiu os 900 títulos, que o leitor pode encontrar no ficheiro em anexo , e que inclui o título,  nome do autor, editora e data de publicação ou proibição pela Censura.
 
Veja a lista de 900 títulos censurados, proibidos ou apreendidos pelo Estado Novo. Os autores vão do humorista José Vilhena ao filósofo Karl Marx, passando por Jorge Amado, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Alegre e Mário Soares.

Informação retirada de:
http://expresso.sapo.pt/
 


quarta-feira, 23 de abril de 2014

[PASSATEMPO] LeYa e Lipton no facebook

 

[PASSATEMPO] Guerra e Paz no facebook

 

[PASSATEMPO] Pergaminho no facebook


 

[PASSATEMPO] Marcador no facebook

 

Fnac oferece-lhe para download 3 livros, apenas hoje

 
Só hoje, dia 23 de abril, a Fnac oferece-lhe para download  dois clássicos da literatura portuguesa e ainda dois contos inéditos e exclusivos de João Tordo.
 
Saiba mais aqui.

Promoção 2=3 da Saída de Emergência



Saiba mais aqui.

Promoção INA Editora - Dia Mundial do Livro - 23 de abril

A INA Editora associa-se mais uma vez à celebração do Dia Mundial do Livro  no próximo dia 23 de abril e disponibiliza a totalidade do seu catálogo com 40% de desconto e oferta dos portes de correio, nas compras ao balcão ou através do e-mail editora@ina.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
 
Saiba mais aqui.

20% de desconto na Porto Editora

 
Saiba mais aqui.

No Dia Mundial do Livro, LeYa!

Dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, os Editores da LeYa estarão em livrarias de Lisboa a dar aconselhamento aos clientes. Nas livrarias LeYa há montras “desenhadas” por autores, haverá música e caricaturistas, e será oferecido um livro a quem comprar... livros.
 
Saiba mais aqui.

22 e 23 de Abril, 50% de desconto nos livros Fnac

 Saiba mais aqui.


Hoje, deconto de 25% na Wook

 
Saiba mais aqui.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

[ESCRITORES] Ally Condie



Ally Condie é autora deste romance bestseller do New York Times. É uma ex-professora de Inglês, que mora com o marido e os três filhos nos arredores de Salt Lake City, Utah. Adora ler, correr, comer e ouvir o marido tocar guitarra.











 
 
Obras publicadas em Portugal pela Edições Gailivro:

domingo, 20 de abril de 2014

[LIDO] Matched # 1 União - Ally Condie

Título: União
Autor: Ally Condie
Série: Matched
Páginas: 296
Editor: Edições Gailivro
Colecção: Ficção Universal
 
 
Sinopse:
Cassia sempre confiou nas escolhas dos Funcionários. É um pequeno preço a pagar por uma vida longa, um emprego perfeito, um companheiro ideal. Quando o seu melhor amigo aparece no ecrã da União, Cassia tem a certeza absoluta de que ele é o certo… até ao momento em que vê um outro rosto aparecer no ecrã, por breves instantes, antes de este ficar negro. Agora Cassia vê-se confrontada com escolhas impossíveis: entre Xander e Ky, entre a única vida que conhece e um caminho que nunca ninguém ousou seguir - entre a perfeição e a paixão.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

[ENTREVISTA] Marissa Meyer



Estou realmente contente ao publicar esta entrevista!
A querida autora Marissa Meyer aceitou em ceder-me este prazer e devo confessar que pesquisei bastante de forma a trazer perguntas às quais não encontrei resposta e que pensei serem interessantes paras os fãs desta escritora. As respostas são realmente interessantes e revelam a simpatia da Marissa.


Melissa Nogueira: Marissa, do you remember how you felt when you first saw a printed copy of Cinder?

Marissa Meyer: It was so emotional! I remember being shaky and both wanting to jump up and down and scream, but also wanting to just curl up on bed and hug the book forever. I'm not sure anything can prepare a writer for holding her book for the first time - something that many of us have dreamed about since we were kids. It's a special, once-in-a-lifetime moment!  


 

MN: Cinder is a futuristic re-envisioning of Cinderella, and Scarlet, Cress and Winter are all based on characters from fairy tales. In a time where the reinvention of fairytales is in vogue, what do you think are the main particularities that make your books excel from the others?

MM: I love fairy tale retellings and am so happy that they've had a resurgence these past few years. I think the retellings that find their audience and go on to be successful are the ones that are able to make themselves into more than "just another retelling." With the Lunar Chronicles, while I do take a lot of inspiration from the classic stories, I've also worked hard to make the stories my own - my own original world, my own unique characters, my own plotline that eclipses those familiar plots we know from the fairy tales. It can be difficult finding a way for it all to merge together in a way that feels natural, but I think readers have responded to it really well.  



MN: Is there a meaning behind the context of each book (Cinder in Asia, Scarlet in France)?

MM: I chose to set Cinder in Asia because many scholars believe that the original tale of Cinderella began with a story that was written in 9th-century China (some 800 years before Charles Perrault!). It was called "Ye Xian," and eventually made its way to Europe through the trade routes. They also believe that the concept of the slipper fitting the smallest foot was a direct reference to the Chinese tradition of footbinding, which I always found to be really fascinating.

My reasoning for France was a little more obscure. I wanted to choose a place that had a strong connection to werewolf mythology and folklore, but it turns out, almost every culture in the world has used wolves in their folklore! But then I heard the story of the "Beast of Gevaudan," a real-life slew of killings that happened in southern France hundreds of years ago and were attributed to werewolf attacks. I was so intrigued, and I thought that strongly paralleled some of the events that happen in Scarlet, so I went with it.

As for setting large parts of Book 3 in Africa, I referred to some old version of Rapunzel in which the wicked witch casts Rapunzel out into "a great desert." Well, when I think great desert, I think of the Sahara, so the Sahara it was.
 


MN: How did you select the stories in which The Lunar Chronicles are based? Why not Cinderella instead of Sleeping Beauty, for instance?

MM: When I first had the idea to write a series of futuristic fairy tales, I began with making a list of some of my favorite fairy tales, and tales that are popular with readers today. I had maybe a dozen or so on the list (including Sleeping Beauty)! Then I started to brainstorm different science-fiction twists that I could give to these stories. The four I ended up choosing (Cinderella, Little Red Riding Hood, Rapunzel, and Snow White) were the four that I felt like I had the best ideas for, and that I could envision how they might all tie together into one continuous story. They just kept rising to the top.  






MN: Cress is about to be published in Portugal, can you give us a sneak peak of what to expect in the 3rd book of The Lunar Chronicles?

MM: How exciting! Cress is based on Rapunzel, but instead of being stuck in a tower, Cress is stuck in a satellite orbiting Earth. She's been trapped there for the past seven years of her life, forced to use her exceptional talent with computers and hacking to spy on the people of Earth and report back to evil Queen Levana. Now she's desperately trying to find a way to escape, and she believes that escape lies with none other than Linh Cinder and her growing band of rebels.

Cress was a lot of fun for me to write, and I think it includes more of what readers have been enjoying throughout the series - more action, more romance, more humor. Some mysteries are solved, while new mysteries are introduced. I sincerely hope readers in Portugal will enjoy it!
 


MN: Is there anything else you would like to add to this interview

MM: I can't think of anything - but thank you so much for having me!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Livraria Bertrand espalha mil livros a 23 de abril

No dia 23 de abril, para comemorar o dia mundial do livro, as Livrarias Bertrand vão libertar mais de mil (1000) livros por todo o país, em autocarros, jardins, estações de metro e outros transportes públicos. Os livro deixados neste Bookdropping estarão acompanhados de um vale de desconto no valor de 5€ que poderá ser utilizado em compras em qualquer livraria Bertrand. Esta ação vai decorrer em 29 cidades onde a Bertrand está presente. Os leitores são convidados a fotografar os seus achados e publicar a fotografias usando as referências #bookdropping e #livrariasbertrand, no facebook e instagram (rede a que recentemente a Bertrand Livreiros aderiu).

Ainda para celebrar o mês do Dia Mundial do Livro – comemorado a 23 de abril, decretado pela Unesco e coincidente com a morte de Miguel de Cervantes e o nascimento de Nabokov – as livrarias Bertrand publicam mais um número da Somos Livros, com um conto inédito de Valério Romão, uma entrevista com Beatriz Batarda e o habitual catálogo de descontos.

No dia 23 de abril, em Lisboa, está agendado um Ler no Chiado especial. Esta edição extra da tertúlia moderada por Anabela Mota Ribeiro será dedicada aos livros e liberdade de expressão, intitulada «O Livro é uma Arma» conta com a presença de escritores, jornalistas e editores. No Porto, no mesmo dia, haverá Encontro com Autores. Na Bertrand do Shopping Cidade do Porto, às 18h30, Manuel Jorge Marmelo, Miguel Miranda e Richard Zimmler falam com Tito Couto sobre os livros que marcaram as suas vidas.




Ainda, a livraria Bertrand associa-se aos festejos do dia mundial do livro e oferece uma grande promoção com descontos de 20% em toda a sua gama de produtos (exceto e-books) na sua loja online.
Uma grande oportunidade para os amantes da leitura. Aproveite já esta magnífica promoção, só hoje e amanhã.
Visite já a Bertrand online e conheça todos os produtos em promoção.
 
 


sábado, 5 de abril de 2014

[OPINIÃO] Demência - Célia Correia Loureiro

Opinião: Neste romance de Célia Loureiro, Letícia é levada a regressar ao seu passado ao mudar-se para a casa da sogra – Olímpia – devido aos problemas que esta tem tido com os seus esquecimentos constantes. Assim, Letícia e as duas filhas, Luz e Maria, instalam-se na casa de Olímpia. Sempre sob a julgamento da sogra e da aldeia inteira, Letícia encontra apenas apoio em Gabriel e Sebastião.

Gabriel, sempre reticente ajuda Letícia sob o intuito de auxiliar unicamente a esposa e filhas do seu falecido amigo. Sebastião, um grande amigo de Olímpia e seu protector, surge como uma fonte de apoio para a amiga mas igualmente para as novas residentes.
Letícia é uma personagem maravilhosa, forte e determinada, com uma grande resiliência. Ela decide enfrentar os seus medos em vez de os evitar mas, sempre pensando no melhor para os outros – especialmente as filhas – e não no que seria melhor para ela.
É contra ela que surgem muitos dos preconceitos e marginalizações presentes nesta obra. Numa  sociedade que se baseia  numa hipocrisia e mentalidade limitada nas suas percepções e que, deste modo, julga Letícia como se se pudessem colocar acima da mesma.
Com um enredo centrado em Letícia, Olímpia acaba por ser uma peça fundamental neste enquadramento. É esta que vem moldar toda a história e influenciar as decisões de muitas das personagens. Como a nora, é igualmente discriminada tendo como alvo a sua doença. Com Alzheimer e muito abandonada a si mesma, é rotulada pelos seus vizinhos ignorantes como maluca ou alienada.
«- É demência, senho doutor?  - Arriscou perguntar, impaciente, apertando a mão de Olímpia na sua.
- O que é demência, senhor Guerreiro? Malucos andamos todos. Com esta história da crise agora… já viu?»
Com esta pequena citação, fiquei a pensar se seria realmente a Olímpia a demente ou se não seria a sociedade a maior demente nesta obra. É visível como a idosa apesar da doença arranja estratégias para sobreviver e apresenta ainda qualidades muito humanas, pelo contrário, a comunidade envolvente apenas se foca nos defeitos e erros dos outros e sentencia-os sem pestanejar.
Demência apresenta-nos um cenário muito próximo à nossa realidade, uma pequena aldeia de Portugal com uma população envelhecida e expostas a preconceitos , rumores e mesquinhices tão comuns num contexto exíguo.
Ainda, uma diferenciação sexistas é muito marcante e faz-nos pensar em como ainda temos muito para crescer como sociedade e como ainda somos muito influenciados por crenças medievais e irrealistas.
Com a viagem em que a escritora nos leva ao longo de vários anos e alternando entre passado e presente, as percepções que vamos construindo sobre as personagens tornam-se mais completas e por vezes alteram-se, o que nos faz pensar sobre os erros de julgamento precipitado a que as personagens também estão sujeitas na obra.
Tratando temas tão chocantes como violência doméstica e segregação esta é uma história que nos é tão próxima que assusta.

[EBOOK] Grátis Um sonho, uma Promessa - Pedro Moreira


Sinopse:
História de fantasia, de ficção científica, onde se mistura realidade, fantasia, passado, presente e futuro.


Ebook grátis no site Smashword: http://www.smashwords.com/books/view/423982

Wook: Descontos de 50% em Literatura Fantástica





Na Wook os livros de Literatura Fantástica têm descontos até 50%. Livros de Universos Fantásticos como os de George R. R. Martin, J. R. R. Tolkien e Sherrilyn Kenyon. Sobre Vampiros e Seres Ocultos como os livros de Stephenie Meyer, Charlaine Harris, Becca Fitzpatrick, Lauren Kate e Alexandra Adornetto. Thrillers e Aventuras Fantásticas com obras de Suzanne Collins, Cassandra Clare e Oliver Bowden, entre outos. Aceda aqui: http://www.wook.pt/specialpages/showpage/id/217?mbl=N

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Antestreia: Divergente



Sinopse:
Num mundo futuro, a sociedade é dividida em facções com base nas suas personalidades. Os criadores deste sistema acreditam que desta forma o mundo será poupado a novas guerras.
Entretanto, Tris Prior (Shailene Woodley) é avisada de que é uma divergente. Alguém que nunca se encaixará em nenhum dos grupos.
Quando descobre uma conspiração para eliminar todos os divergentes, Tris inicia a missão vital de saber o que torna os divergentes tão perigosos, antes que seja tarde demais.
Baseado no romance de Veronica Roth.

Na passada terça-feira fui à antestreia de uma das adaptações mais esperadas do ano, se não a mais esperada. Apesar de ainda não ter lido nenhum dos livros da Veronica Roth, tinha grande curiosidade em assistir ao filme. Devo dizer que ADOREI a adaptação cinematográfica e que recomendo vivamente o seu visionamento. Agora é que vou mesmo ter de ler os livros!

[LIDO] Demência - Célia Correia Loureiro





Título:Demência
Autor: Célia Correia Loureiro
Páginas: 400
Editor: Alfarroba
 
Sinopse:
No seio de uma aldeia beirã, Olímpia Vieira começa a sofrer os sintomas de uma demência que ameaça levar-lhe a memória aos poucos. A única pessoa que lhe ocorre chamar para assisti-la é a sua nora viúva, Letícia. Mas Letícia, que se faz acompanhar das duas filhas, tem um passado de sobrevivência que a levou a cometer um crime do qual apenas a justiça a absolveu.
Perante a censura dos aldeões, outrora seus vizinhos e amigos, e a confusão mental da sogra, Letícia tenta refazer-se de tudo o que perdeu e dos erros que foi obrigada a cometer por amor às filhas. O passado é evocado quando Sebastião, amigo de infância de Olímpia, surge para ampará-la e Gabriel, protagonista da vida paralela que Letícia gostaria de ter vivido, dá um passo à frente e assume o seu papel de padrinho e protector daquelas três figuras solitárias…

terça-feira, 1 de abril de 2014

[RESULTADO] Passatempo O Funeral da Nossa Mãe - Célia Correia Loureiro

O prémio em sorteio era um exemplar do livro O Funeral de Nossa Mãe, oferecido pela autora - Célia Correia Loureiro a um leitor do blogue Romances & Outros. Será a própria autora que se encarregará de enviar o exemplar ao vencedor.
Mesmo com todos os percalços e dificuldades em seguir o blogue, o passatempo contou com 51 participações, sendo que validei mesmo aqueles que não eram seguidores pelo GFC. 
A cada vencedor foi atribuído um número, sendo que este era atribuído tendo em conta a ordem de participação. Desta forma, inseri no random.org o intervalo entre o qual o vencedor poderia ser selecionado (1-51).
 
 
O resultado foi o número 11, que corresponde à participação de Teresa Carvalho.

 
Muitos Parabéns, Teresa!
 
Vou contactá-la por email a pedir-lhe a morada para envio do prémio.
Espero que aprecie o livro :)