domingo, 26 de janeiro de 2014

[OPINIÃO] Crónicas Lunares #2 Scarlet - Marissa Meyer

Opinião:
Após o sucesso alcançado com Cinder, Marissa Meyer volta a encantar os leitores com a história de Scarlet.
Scarlet é uma rapariga comum até a sua avó desaparecer e segredos se começarem a revelar. Ao iniciar a sua busca por ela, Scarlet encontra Wolf, um lutador de rua que a poderá ajudar a alcançar o seu objectivo. Dividida entre a desconfiança e a atracção, ela aceita as informações que o lutador lhe dá para procurar a avó. Nessa busca encontraram Cinder, a rapariga cyborg que foge da prisão e da cruel Rainha Levana, que deseja casar-se com o Príncipe Kai.
Este é definitivamente o meu género de livro, junta uma comunidade futurista com robôs e seres ficcionais com acção, traições e amores impossíveis. E para adoçar ainda mais o livro, este tem por base personagens de contos de fadas. Sendo eu uma fã destas histórias infantis, fiquei completamente encantada com a forma como a autora as reinventou, criando um enredo para um público mais adulto.
Em Cinder tínhamos a fantástica história de Cinderela completamente reinventada mas, sem excluir uma personagem tão importante como a do Príncipe Encantado que, neste livro, vai pelo nome de Príncipe Kai [suspiros]. Cinderela é uma história fofinha que sempre me cativou e Cinder não ficou nada atrás.
Para quem ficou a roer as unhas de ansiedade com o final do 1º volume das Crónicas Lunares, saiba que este livro continua a história de Cinder. Assim esta não é abandonada e sim transportada para Scarlet onde é retomada em paralelo com a nova personagem.
Desta forma, ao longo do livro vamos acompanhando as duas heroínas mas, apesar de ter apreciado muito a Scarlet com o seu lobo mau, não consegui parar de ansiar pelos – pareceram-me fugazes – capítulos sobre Cinder e sobre Kai – este sim andou muito desaparecido!
Uma escritora com uma imaginação brilhante e uma escrita simples mas elegante que com o seu primeiro livro criou logo uma legião de seguidores, na qual me incluo, e que com certeza não desapontará os mesmos com as suas obras futuras.
Numa altura em que parece que quase todos os livros de que gosto já foram ou estão para ser adaptados ao cinema, as Crónicas Lunares infelizmente ainda não têm os direitos de autor vendidos a nenhuma distribuidora cinematográfica. Resta apenas aos fãs aguardar para que tal aconteça, é sempre bom ver uma versão cinematográfica de um livro de que se gosta.
(In)felizmente este não será o último volume da série Crónicas Lunares, e passo a explicar o porque do “in” que precede o “felizmente”. Acho que falo por todas os leitores quando digo que a leitura de um livro é acompanhada por uma ansiedade para saber o final – daí o “in” – mas, ao mesmo tempo essa leitura –se é do gosto do leitor – é igualmente acompanhada de um desejo de que essa se perlongue o máximo possível justamente pelo prazer que nos transmite.
Assim, é com uma mistura de emoções e, devo dizer maioritariamente positivas, que revelo que as Crónicas Lunares já têm um 3º volume confirmado que se nomeia de Cress. Este vai introduzir uma personagem que se baseia na história de Rapunzel e esperemos que seja publicado ainda este ano em Portugal. Também já li sobre um 4º volume, intitulado Winter, que terá lugar na Lua.
Para finalizar devo dizer que este é um livro que recomendo vivamente pois, que maior poder pode ter um livro do que aquele de nos fazer ler com emoção e nos fazer ansiar pela continuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário