É sempre difícil escolher apenas 10 filmes e ordená-los sem que pareça um pouco injusto, especialmente para os que são excluídos. Mas, enfim, esses são os meus 10 de 2013.
Número 1. Os Miseráveis
Sinopse: Com a França do século XIX como pano de fundo, Os Miseráveis conta uma apaixonante história de sonhos desfeitos, de um amor não correspondido, paixão, sacrifício e redenção, num testemunho intemporal da sobrevivência do espírito humano. Jackman interpreta um ex-prisioneiro, Jean Valjean, perseguido durante décadas pelo cruel polícia Javert, depois de ter quebrado a sua liberdade condicional. Quando Valjean aceita cuidar de Cosette, a filha da operária Fantine, as suas vidas mudam para sempre
Número 2. The Hunger Games: Em Chamas
Sinopse: A continuação das Aventuras de Katniss Everdeen, num futuro não muito distante, onde os E.U.A. sucumbiram a secas, guerras, fogos e fome, e deram lugar a Panem, dividido em 12 Distritos.
Número 3. Talvez um dia...
Sinopse: Quando um adolescente com Síndrome de Down é abandonado pela sua mãe, um casal gay acolhe-o e torna-se a família dedicada e afectuosa que ele nunca teve. Mas quando confrontado pelas autoridades, este casal é forçado a lutar contra um sistema legal que não permite a adopção por casais homossexuais, a fim de manter a criança que consideram como sua. Inspirado numa história verídica do final de 1970, o filme aborda questões jurídicas e sociais relacionadas com a homossexualidade e a família ainda hoje na agenda do dia.
Número 4. Caso Real
Sinopse: Dinamarca 1770. A jovem Caroline Mathilde (Alicia Vikander), de 19 anos, é casada há quatro com Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard), um rei louco e incapaz, influenciado por uma corte de homens rígidos e pouco dados à mudança. Quando o monarca regressa de uma viagem acompanhado de Johann Friedrich Struensee (Mads Mikkelsen), o seu novo médico e confidente, a rainha Caroline descobre no clínico um inesperado amigo e aliado. Mas o amor físico e intelectual que acaba por nascer entre ambos, fortemente influenciado pelos filósofos iluministas, de Rousseau a Voltaire, vai levar à queda da ordem social estabelecida e anunciará as revoluções que a Europa conhecerá 20 anos mais tarde.
Um drama de época realizado por Nikolaj Arcel ("Kings Game"), que relata um dos momentos capitais da História europeia. O filme foi nomeado ao Óscar de melhor filme estrangeiro.
Número 5. Agora fico bem
Sinopse: Tessa tem 17 anos e uma paixão pela vida. Quando lhe é diagnosticada uma doença terminal, Tessa decide utilizar cada momento da sua vida. Com a ajuda da sua amiga Zoey, cria uma lista daquilo que uma adolescente normal devia experimentar, incluindo perder a virgindade e tomar drogas, e começa a pô-la em prática. Enquanto a sua família lida com o medo e a tristeza, cada um à sua maneira, Tessa explora um mundo totalmente novo, acabando por se apaixona-se por Adam, o seu novo vizinho, uma experiência que não estava na lista mas que acaba por ser a mais emocionante de todas.
Número 6. A Datilógrafa
Sinopse: Primavera de 1958. Rose Pamphyle tem 21 anos e vive com o pai viúvo e rabugento, dono da mercearia da aldeia. Rose está noiva do filho do mecânico e parece destinada a uma sossegada e pacata vida de dona de casa. Mas essa não é a vida que ela ambiciona para si. Rose viaja para Lisieux, na Normandia, para responder ao anúncio de emprego do carismático Louis Echard que procura uma secretária, mas o resultado da entrevista é um autêntico desastre. No entanto, Rose revela uma competência especial - ela consegue datilografar a uma velocidade extraordinária. Involuntariamente, a jovem desperta o lado competitivo de Louis, que lhe propõe o lugar de secretária se ela participar num campeonato de velocidade de datilografia. Sejam quais forem os sacrifícios que Rose terá de fazer para ganhar, Louis nomeia-se ele próprio o seu treinador.
Número 7. Romeu & Julieta
Sinopse: Baseado no famoso clássico de William Shakespeare, conta a história apaixonante de duas famílias inimigas e de um amor proibido que acabará em tragédia.
Número 8. O Passado
Sinopse: Após quatro anos de separação, Ahmad regressa a Paris vindo de Teerão, a pedido da sua mulher francesa, Marie, de maneira a pôr um ponto final no processo de divórcio. Durante a sua breve estadia, Ahmad apercebe-se da natureza conflituosa da relação entre Marie e a filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar esta relação acabarão por revelar um segredo do passado.
Número 9. Não
Sinopse: Em 1988, devido à pressão internacional, o ditador militar chileno Augusto Pinochet foi forçado a convocar um referendo sobre a sua presidência. O país votaria “sim” ou “não” sobre se Pinochet deveria ou não governar por mais oito anos. Os líderes da oposição, juntos pelo não, persuadiram um jovem e impertinente publicitário, René Saavedra, a liderar a sua campanha. Contra todas as expectativas, com escassos recursos e sob o escrutínio dos esbirros do déspota, Saavedra e a sua equipa criaram um plano audacioso para ganhar a eleição e libertar o Chile.
Número 10. Professor Lazhar
Sinopse: Numa escola primária de Montreal, Bachir Lazhar, um imigrante argelino é contratado para substituir uma professora que se suicidou na sala de aula. Ao mesmo tempo que ajuda os alunos a lidar com a dor, a sua recente perda é também revelada.
Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, PROFESSOR LAZHAR é um conto mordaz e poderoso sobre um professor substituto que traz aos seus alunos humanidade, excelência e encanto.
Sem comentários:
Enviar um comentário